terça-feira, 27 de abril de 2010

EM DEFESA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

GRUPO MUNICIPAL DO PPM E DO MPT APRESENTARAM HOJE EM SESSÃO DE ASSEMBLEIA MUNICIPAL UMA RECOMENDACÃO EM DEFESA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS.

Em Defesa das Energias Renováveis
Verificou-se recentemente uma tentativa de relançar na comunicação social o debate acerca das energias renováveis, por parte de conhecidas vozes implicitamente defensoras da energia nuclear.
As centrais nucleares têm demonstrado, ao longo dos tempos, não serem uma opção viável nem segura, tal como testemunhou Chernobyl há 24 anos, cujos efeitos ainda hoje se fazem sentir, assim como as os inúmeros acidentes e fugas radioactivas que acontecem frequentemente por todo o mundo.
Considerando que Portugal apresenta uma rede hidrográfica considerável, uma elevada exposição solar média anual, e dispõe de uma vasta faixa costeira que beneficia de ventos marítimos, o que lhe confere a possibilidade de aproveitar o potencial energético da água, da luz solar, das ondas e do vento, permitindo um bom aproveitamento de formas de energia alternativas, renováveis, limpas e ecológicas.
Considerando que a concretização de projectos para produção de energia eléctrica a partir de fontes não poluentes pode acontecer de forma faseada, muito mais adequada à realidade nacional, e com menos investimento, atingindo-se os objectivos de produção e permitindo uma distribuição mais eficaz e homogénea.
Considerando que dar prioridade às energias renováveis e sustentáveis é também essencial para promover a independência energética do país, que a energia nuclear não assegura, sendo, de igual modo, uma forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico nacional mais vantajosa do que quaisquer modelos de produção energética centralizada e em grande escala.
Considerando finalmente que a segurança energética é uma condição imprescindível para um ambiente sadio, mais equilibrado e sustentável para a população mundial.
Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta, recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que:
- recorra cada vez mais a energias limpas, seguras e renováveis , fazendo de Lisboa uma cidade exemplar em termos energéticos;
- desenvolva campanhas de informação e sensibilização sobre esta matéria;
- desenvolva e incentive acções e projectos que promovam a poupança, a eficiência e a segurança energéticas especialmente ao nível da área Metropolitana de Lisboa.


Assembleia Municipal de Lisboa, 27 de Abril de 2010

Grupo Municipal MPT Grupo Municipal PPM

Sem comentários:

Enviar um comentário