terça-feira, 21 de junho de 2011

Hoje Grupo Municipal do PPM apresenta Moção: Festas de Lisboa 2011

Considerando que as Festas de Lisboa são um importante símbolo da cultura popular lisboeta e da própria cidade.

Qualquer cidadão mais incauto ou turista que desconheça a realidade local pensaria que a cidade se uniu para celebrar e patrocinar uma marca de cerveja. Desde os anúncios e estandartes por toda a cidade que publicitavam não as festas em si, mas a cerveja que patrocina o evento, aos quiosques instalados um pouco por toda a Zona Histórica e que pouco tinham de tradicional e identificativo das próprias festas, muito pelo contrário, servindo apenas como propaganda descarada à dita marca.

Toda esta campanha agressiva de marketing nos leva a supor que a EGEAC inverteu consideravelmente os papéis, em vez de termos uma marca a patrocinar as festas da cidade tivemos as festas da cidade a servirem de pano de fundo para divulgar uma marca. É assim que a empresa municipal que devia zelar pela Cultura de Lisboa trata os seus símbolos e eventos turísticos mais significativos? A EGEAC cedeu ao desbarato a imagem da própria cidade e a identidade dos lisboetas a uma marca que em vez de cumprir o seu papel usou descaradamente e apenas para seu próprio benefício o evento mais importante de Lisboa.
As festa de Lisboa 2011, serviram exclusivamente para promover o consumo de alcool entre as camadas mais jovens da nossa sociedade e estranha-se a total ausência de controlo da taxa de alcolémia dos conductores.

Vem por isso o Grupo Municipal do PPM propor que a Assembleia Municipal, na sua reunião ordinária de 21 de Junho de 2011, delibere, enviar esta moção ao Conselho de administração da EGEAC e ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, discordando totalmente da forma como a EGEAC organizou as Festas de Lisboa e relembrar a esta empresa municipal que o seu objectivo é zelar pelo património e cultura da cidade e não pelo aumento das vendas de qualquer cerveja. É inconcebível que se tenham descaracterizado de tal forma os bairros históricos e as festas de Lisboa.


Grupo Municipal PPM
Lisboa, 21 de Junho de 2011

Pelo Grupo Municipal do PPM

Gonçalo da Camara Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário